Diagnósticos tardios de TDAH, TEA e Altas Habilidades em adultos e o papel da psicoterapia
Estamos na era da informação, temos acesso muito facilmente a qualquer informação que precisamos, desde como fazer uma comida que gostamos até sabermos se temos algum transtorno mental. Inclusive, é bem possível que você tenha chegado até aqui porque provavelmente estava buscando algo sobre saúde mental no Google.
Especialmente nos últimos três anos, em função da pandemia, as pessoas começaram (ou foram forçadas) a se observar mais e, consequentemente, entrar em contato com algumas de suas dificuldades que até então passavam despercebidas ou que eram notadas, mas iam se camuflando diante das demandas do dia a dia. Diante deste cenário, houve um aumento considerável no diagnóstico de transtornos como TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), TEA (transtorno do espectro autista) e de altas habilidades (superdotação) em adultos.
O lado bom é que muitas pessoas que passaram a vida sofrendo e sendo rotuladas pelos familiares, amigos, chefes, professores como ‘’preguiçosas’’, ‘’vagabundas’’, ‘’esquisitas’’, ‘’anti sociais’’, ‘’tímidas’’ finalmente puderam entender os processos pelos quais passam e dar nome a eles. O lado ruim é que muitos diagnósticos foram realizados por profissionais que não são capacitados para isso ou sequer foram feitos por um profissional, mas pela própria pessoa que se ‘’auto diagnosticou’’ assistindo a vídeos no Youtube, Instagram ou TikTok ou lendo as características de transtornos em algum post do Instagram.
Independente da forma que o ‘’diagnóstico’’ foi realizado, é preciso dar um passo além: a psicoterapia. Ter a informação (no caso, o nome de um transtorno) e não saber o que fazer com ela, torna a coisa inócua. É no processo psicoterápico que você vai compreender cada vez mais os processos inerentes e característicos de como VOCÊ funciona, independente de qual seja o seu diagnóstico. Na psicoterapia, você vai desenvolver habilidades que te ajudarão a lidar melhor com as demandas da vida. Ficou interessado em saber que habilidades são essas? Entre em contato e agende sua sessão, assim podemos te contar como trabalhamos aqui na Imago.